Fator de proteção e radiação solar
A radiação solar que chega à Terra é constituída pela radiação infravermelha (> 800 nm), visível (radiação fotossinteticamente ativa, PAR, 400-750 nm) e ultravioleta (UVR, 200-400 nm).
A radiação ultravioleta é altamente energética e é a responsável pelas queimaduras solares, envelhecimento da pele e câncer. A luz visível é a única que enxergamos e nos permite ver as cores. Junto com a UVR, é responsável pelo processo de foto-oxidação da pele. A radiação infravermelha é a responsável pelo calor.
A pele atua como uma barreira de proteção contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. A UVR divide-se em UVA, UVB e UVC, porém devido ao ozônio atmosférico que absorve a UVC, a UVR atmosférica é predominantemente UVA (90% –95%) e UVB (5% –10%). A UVR penetra na pele a diferentes níveis de profundidade e essa capacidade é dependente do seu comprimento de onda. A UVA, com comprimento de onda mais longo, penetra mais profundamente na pele atingindo a derme e é responsável pelo fotoenvelhecimento da pele e câncer. Por outro lado, a UVB é quase completamente absorvida pela epiderme, atingindo a derme apenas ligeiramente em comparação com a UVA.
A UVB é responsável por eritema (queimaduras solares), pigmentação (bronzeamento), edema, espessamento das dobras cutâneas, reações fototóxicas, fotossensibilidade e fotoimunossupressão.
Os protetores solares protegem a pele contra os efeitos nocivos da radiação UVB e parte da UVA. Desta forma, o uso de protetores solares é imprescindível no dia-a-dia, principalmente em épocas de radiação solar mais forte. Hoje sabe-se que a proteção solar terá maior efeito se estes hábitos forem aplicados o mais cedo possível na vida.
Fator de Proteção Solar (FPS)
Todos os protetores solares têm proteção contra a UVB, representada pelo valor de FPS (fator de proteção solar).
FPS é o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem deixar a pele vermelha.
Vamos te dar um exemplo usando FPS 15:
Se a sua pele fica vermelha após 5 minutos de exposição solar sem fotoproteção, com filtro solar FPS 15 aguentará uma exposição solar de 75min (= 5min x 15). Após esse tempo você deverá reaplicar o protetor solar.
Mas todos os Fatores de Proteção protegem igual?
Não, mas as diferenças não são muito expressivas:
- FPS 15 – Filtra 93% dos raios UVB
- FPS 30 – Filtra 97% dos raios UVB
- FPS 50+ – Filtra 98% dos raios UVB
E como é feito o controle de fotoproteção da radiação UVA?
A ANVISA obriga que o fator de proteção UVA seja no mínimo de 1/3 do FPS. No entanto, a ANVISA não obriga que as empresas coloquem no rótulo este valor. Quando descrito nas embalagens esse valor é apresentado como PPD ou FP-UVA.
Os Protetores Solares da KHOR têm fator de proteção UVA de pelo menos 1/2 do FPS, ou seja, bem acima do que a ANVISA obriga. Por exemplo, nosso Protetor Solar com FPS 30 tem FP-UVA 16 que corresponde a uma proteção contra a UVA extremamente elevada.
Como escolher o Protetor Solar com o Fator de Proteção ideal?
Para escolher o protetor solar ideal para a sua pele, deverá ter em consideração:
- O tom da sua pele,
- O índice de UV,
- O tempo de exposição que pretende estar sem repassar o produto, e
- O tipo de exposição que terá ao sol.
Por exemplo, em momentos de exposição indireta ou durante épocas do ano com Índice UV menor, protetores solares com FPS mais baixo poderão ser suficientes.
Para peles muito claras ou com manchas/melasma recomendamos a utilização de protetores solares com FPS acima de 30.
KHOR – aMar de volta
#khor #protetorsolar #protetorsolarnatural #ibd #protetorsolarsustentavel #protetorsolarorganico #belezasustentavel #certificacaoibd #peta #cosmeticosnaturais #cosmeticosveganos #cosmeticossustentaveis #cosmeticosorganicos #sustentabilidade #meioambiente #crueltyfree #belezanatural #skincare #slowbeauty #cleanbeauty #fps #radiacaosolar #UVR #UVA #UVB