Protetores Solares

Importância Ambiental de Recifes de Corais

Você sabe porque os Recifes de corais são tão importantes?

Em termos biológicos, os recifes de corais abrigam uma enorme diversidade de organismos marinhos, como algas, peixes, etc. São considerados como maternidades nos ecossistemas aquáticos.

Em termos sociais, os recifes de corais são uma fonte de alimento e de turismo para as comunidades costeiras, além de as protegerem de tempestades e erosões. Por outro lado, têm elevado potencial biotecnológico podendo ser usados no desenvolvimento de novos fármacos.

Os recifes de coral vivem em simbiose com microalgas que habitam no interior dos seus tecidos, realizando fotossíntese e liberando compostos orgânicos nutritivos que são essenciais para os corais. Estes seres vivos microscópicos são responsáveis pela coloração dos corais.

Nos últimos anos, o uso excessivo de protetores solares químicos ou nanoparticulados tem causado diversos impactos no ambiente marinho, incluindo o branqueamento de corais.

Mas como acontece este processo?

Os filtros solares dos protetores convencionais depositam-se nos corais e bloqueiam a luz solar que é utilizada pelas microalgas para realizar fotossíntese e estes seres vivos acabam morrendo. Com a morte das microalgas os corais perdem a coloração ocorrendo o seu branqueamento.

Após a morte das microalgas os corais acabam por não conseguir sobreviver. Os recifes de corais morrem e com eles morre também todo o ecossistema marinho… fica uma devastação no fundo do mar!

O que podemos fazer?

Precisamos ter uma posição proativa na preservação dos recifes de corais! Existem algumas formas de ajudar na sua proteção, entre elas:

  • Não pactuar com turismo de destruição, ou seja, sempre que visitar um recife de coral, não tenha comportamentos que levem à destruição dessas regiões. Não toque, não pise, não pegue!
  • Substituir seus protetores solares convencionais por protetores naturais, 100% físicos, não nanoparticulados e certificados! A certificação é a única garantia para o consumidor que os filtros utilizados na fórmula do protetor solar são seguros para a saúde humana (NÃO NANO) e para os ecossistemas marinhos (REEF SAFE).

Protetores Solares KHOR

A KHOR desenvolveu protetores solares que contém uma combinação exclusiva de filtros físicos (óxido de zinco e dióxido de titânio) não nanoparticulados, que não causam o branqueamento dos corais, e por isso são considerados Reef Safe e 100% seguros para os ecossistemas marinhos. Além disso, são os primeiros protetores solares com certificação orgânica pelo IBD o que garante a segurança do consumidor.

Protetores Solares KHOR

KHOR – aMar de volta

www.khorcosmetics.com

#khor #protetorsolar #protetorsolarnatural #ibd #protetorsolarsustentavel #protetorsolarorganico #belezasustentavel #certificacaoibd #peta #cosmeticosnaturais #cosmeticosveganos #cosmeticossustentaveis #cosmeticosorganicos #sustentabilidade #meioambiente #crueltyfree #belezanatural #skincare #slowbeauty #cleanbeauty #fps #reefsafe #recifescorais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *