protetor_solar_na_areia_da_praia
Cuidados com a pele, Proteção Solar

Protetor Solar: O guia completo.

Nesse artigo iremos explicar tudo sobre protetor solar, sua importância na rotina diária, dicas de uso, etc…

O que é um protetor solar?

Protetor solar é um item indispensável para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Mas como exatamente ele funciona? Para responder a essa pergunta, é necessário entender um pouco sobre como o sol afeta a pele.

Os raios do sol são compostos por  radiações eletromagnéticas, entre elas, destacamos a radiação infravermelha, luz visível e radiação ultravioleta.

A radiação infravermelha está associada à temperatura e é a que nos faz sentir calor. A luz visível, como o próprio nome indica, é aquela que nós vemos, que nos permite enxergar as diferentes cores. Já a radiação ultravioleta divide-se em ultravioleta A, B e C. A radiação ultravioleta C é absorvida pela camada de ozônio e não atinge a Terra. Por outro lado, os raios UVA e UVB atingem a superfície terrestre e são altamente energéticos.

O que são raios UVA e UVB?

Os raios UVA e UVB são tipos de radiação emitidos pelo sol que podem causar danos graves à pele, como queimaduras solares, flacidez e aumento do risco de câncer de pele.

Os raios UVA compõem a maior parte da radiação solar e penetram mais profundamente na pele. Eles são responsáveis pelo envelhecimento da pele, já que danificam as fibras de colágeno e elastina.

Já os raios UVB são mais intensos durante o verão e podem causar queimaduras solares. Eles penetram menos profundamente na pele, mas são os principais responsáveis pelo câncer de pele.

Por isso, é importante proteger a pele contra a radiação UVA e UVB utilizando protetor solar de amplo espectro, ou seja, que proteja contra os dois tipos de radiação ultravioleta (UVA e UVB). Além disso, o uso de roupas, chapéus e óculos de sol com proteção UV também é fundamental para garantir uma proteção adequada contra esses raios solares nocivos à pele.

E a luz azul? Qual o seu efeito na pele?

A luz azul é o tipo de luz com maior energia do espectro de luz visível. Ela é emitida por fontes naturais, como o sol, mas também é produzida em grandes quantidades por dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, tablets e luzes LED.

A preocupação em relação à luz azul está principalmente relacionada aos seus potenciais efeitos negativos na saúde da pele e dos olhos. A exposição excessiva à luz azul pode causar o envelhecimento precoce da pele, levando ao surgimento de rugas, linhas finas e flacidez. Além disso, a luz azul estimula a produção de radicais livres, que aceleram a oxidação das células provocando danos às células da pele e ao colágeno, causando uma aparência menos saudável. Algumas condições de pele, como a melasma (manchas escuras na pele), podem ser agravadas pela exposição à luz azul.

Para reduzir os potenciais impactos negativos da luz azul na pele é importante utilizar protetores solares com propriedades de proteção contra luz azul.

kit_protetor_solar_khor

Como funciona o protetor solar?

Um protetor solar é um produto que ajuda a prevenir danos causados pela radiação ultravioleta, principalmente pela UVB. Ele é composto por ingredientes que absorvem ou refletem os raios UV impedindo que eles queimem ou causem danos à pele.

Existem dois tipos principais de protetor solar: físico e químico.

Os protetores solares químicos utilizam ingredientes de fotoproteção sintéticos que são absorvidos pelo nosso organismo. Este tipo de protetores pode causar problemas de saúde como dermatites, alergias e, em alguns casos, já foram associados ao desenvolvimento de câncer. Os protetores solares convencionais, que encontramos nos mercados, utilizam este tipo de filtros químicos e são, atualmente, alvo de discussão. Alguns dos filtros solares químicos que têm gerado mais polêmica devido a preocupações sobre sua segurança e possíveis impactos ambientais são a oxibenzona e o octinoxato.

Por outro lado, os protetores solares físicos formam uma barreira na pele que reflete os raios solares. Os principais ingredientes deste tipo de protetor são o dióxido de titânio ou óxido de zinco, que formam uma camada na superfície da pele que bloqueia a radiação UV. O protetor solar físico é indicado para pessoas que têm alergias a ingredientes químicos ou que têm a pele sensível. Além disso, é o mais recomendado para crianças, gestantes e tentantes, pois é o mais seguro para a pele e para a saúde humana.

O que é FPS?

FPS é a sigla para Fator de Proteção Solar, uma medida que avalia a eficácia do protetor solar em proteger a pele contra a radiação ultravioleta B (UVB).

O FPS indica quanto tempo a pele leva para queimar com o protetor solar aplicado, em relação ao tempo que levaria para queimar sem proteção.

É importante escolher um protetor solar com o FPS adequado para o tipo de pele e condições climáticas, além de procurar por protetores solares de amplo espectro, que protegem contra a radiação UVA e UVB. O fator que mede a proteção contra a UVA é conhecido como FP-UVA ou PPD.

Na escolha do seu protetor solar opte por protetores solares que apresentem também a proteção solar contra UVA.

O uso do protetor solar é fundamental para proteger a saúde da pele e prevenir o câncer de pele.

Protetor solar corporal e facial, qual a diferença?

O protetor solar é um item fundamental para proteger a pele contra a radiação solar e prevenir danos como queimaduras, manchas e envelhecimento precoce. Quando se trata da diferença entre protetor solar corporal e facial, é importante entender que as necessidades da pele podem variar.

O protetor solar corporal costuma ter uma textura mais fluida, sendo mais fácil de aplicar em grandes áreas do corpo, como braços, pernas e costas.

Já o protetor solar facial pode ser formulado especificamente para atender às necessidades da pele do rosto. Alguns podem ter textura mais leve, para serem absorvidos rapidamente pela pele e não deixarem resíduos brancos. Outros podem ser enriquecidos com hidratantes, antioxidantes e outras substâncias que ajudam a manter a hidratação e melhoram a aparência da pele. Além disso, a fórmula pode ser menos oleosa, para evitar entupimento de poros e acne.

Em resumo, enquanto o protetor solar corporal é desenvolvido para uso em grandes áreas do corpo, o protetor solar facial é formulado para atender às necessidades específicas da pele facial. No entanto, dependendo do seu tipo de pele o protetor solar corporal pode se adaptar perfeitamente na sua rotina de skincare facial.

Independentemente do tipo de protetor solar escolhido, é importante aplicá-lo diariamente e reaplicar sempre que necessário. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 70% da nossa exposição ao sol acontece na rotina diária e apenas 30% nos momentos de lazer. Por isso é recomendada a reaplicação do protetor solar a cada duas horas, para garantir a máxima proteção da pele contra os raios UVA e UVB.

mulher_segurando_frasco_protetor_solar

Como escolher o melhor protetor solar para minha pele?

Escolher o melhor protetor solar para a sua pele é fundamental para garantir o cuidado que você pretende a longo prazo. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a escolher o protetor solar ideal para as suas necessidades:

  • Considere o seu tipo de pele: se você tem pele oleosa, talvez prefira um protetor solar oil-free. Se tem pele seca, pode ser melhor um protetor solar mais hidratante.
  • Verifique o FPS: o Fator de Proteção Solar (FPS) é o índice que mede a capacidade de proteção contra os raios UVB. Para escolher o FPS adequado, considere seu tom de pele, o horário de exposição solar e a atividade que você está fazendo.
  • Escolha um protetor solar de amplo espectro: este tipo de protetor tem a capacidade de proteger contra a radiação UVA e UVB. Isso é importante porque ambos podem causar danos à pele.
  • Verifique a textura: se você tem pele acnéica ou outro tipo de inflamações na pele, pode ser melhor um protetor solar mais cremoso. Se você pratica esporte, talvez um protetor mais espesso seja o mais indicado, por exemplo em stick.
  • Conheça a sua pele: se você tem manchas ou melasma você necessita também de proteção contra a luz visível. É importante escolher um protetor solar com cor ou aplicar uma base por cima do protetor solar. A proteção solar por camadas é o mais seguro e eficaz para manter a sua pele protegida dos raios solares.
  • Consulte um dermatologista: um profissional pode avaliar as necessidades específicas da sua pele e indicar o melhor protetor solar.

Protetor solar, como aplicar? Qual a frequência?

Aplicar protetor solar corretamente é fundamental para garantir uma pele saudável e protegida contra os raios UV prejudiciais. Aqui estão algumas dicas para aplicar o protetor solar de forma eficaz:

  • Use protetor solar diariamente: mesmo em dias nublados ou com baixa exposição ao sol, utilizar protetor solar é fundamental. Aplique-o todos os dias, mesmo ao ficar em casa ou no escritório.
  • Aplique o suficiente: é importante aplicar uma quantidade generosa de protetor solar para garantir uma cobertura adequada da pele. Aplique cerca de 2 mg/ cm² de pele. Por exemplo, para o rosto, colo e pescoço é o equivalente a 3 dedos de produto.
  • Aplique 30 minutos antes da exposição solar: aplicar o protetor solar com antecedência permite que ele seja absorvido pela pele e possa fazer efeito de forma adequada. No entanto, os protetores solares físicos agem de imediato na proteção solar, não necessitando desse período para absorção.
  • Reaplique a cada 2 horas: principalmente durante atividades ao ar livre, é importante reaplicar o protetor solar a cada duas horas, para manter a proteção da pele. Além disso, é importante reaplicar após entrar na água, suar muito ou limpar o corpo com uma toalha.
  • Não esqueça áreas específicas: lembre-se de aplicar protetor solar em áreas como orelhas, nariz, lábios e pescoço, áreas frequentemente esquecidas.
  • Utilize protetor solar de amplo espectro: esses protetores proporcionam proteção contra a radiação UVA e UVB.
  • Combine o uso com outras formas de proteção solar: utilize outras formas de proteção solar, como roupas com filtro UV ou guarda-sol, para complementar a proteção da pele.

Lembre-se, aplicar protetor solar diariamente é essencial para a saúde da pele e para prevenir o envelhecimento precoce causado pela exposição ao sol.

Qual protetor solar é indicado para crianças?

Proteger as crianças da exposição ao sol é fundamental para prevenir danos à pele e problemas futuros. Mas, qual é o protetor solar ideal para elas?

Os protetores solares infantis devem ter uma fórmula suave, sem produtos químicos, agressivos e irritantes para a pele, como parabenos, ftalatos, silicones, fragrâncias sintéticas, corantes sintéticos, ingredientes transgênicos. Estes ingredientes podem causar reações alérgicas, dermatites e até problemas mais graves como disrupções endócrinas.

Os protetores solares mais indicados para crianças são desenvolvidos com filtros solares físicos não nanoparticulados. E porquê? Porque estes filtros físicos são os únicos que não são absorvidos pela pele e por isso não causam toxicidade para o corpo dos seus filhos.

Além disso, é recomendável optar por protetores solares com FPS 30 ou superior, para garantir uma proteção maior para a pele delicada das crianças.

A textura também é importante e deve ser fácil de aplicar, além de ser resistente à água e ao suor, mantendo a proteção adequada durante as brincadeiras ao ar livre.

Para crianças com menos de 6 meses, o ideal é evitar o uso de protetor solar e evitar a exposição direta ao sol em horários de maior radiação. Mas não se esqueça de fornecer outros equipamentos de proteção solar, como chapéus, óculos de sol e roupas com fator de proteção UV.

Proteja seus pequenos do sol e escolha o protetor solar infantil certo para garantir uma proteção segura e eficiente!

Quais os diferenciais do protetor solar da Khor? Saúde e Sustentabilidade em um Só Produto!

O Protetor Solar Natural KHOR foi desenvolvido a pensar na nossa saúde e na proteção do meio ambiente.

Conheça algumas razões pelas quais você vai adorar esse produto inovador:

  • Empresa B certificada: Além de procurarmos mitigar impactos negativos procuramos gerar impacto positivo, em busca de uma nova economia, sustentável e inclusiva e com um compromisso com as gerações futuras e com o planeta.
  • Filtros Físicos Inovadores: Uma combinação exclusiva de filtros físicos com partículas micronizadas, não nanoparticuladas, mantendo a eficácia sem toxinas.
  • Uso Diário: Indicado para uso tanto no rosto como no corpo, perfeito para sua rotina diária.
  • Para Toda a Família: Proteção abrangente para todos, desde os pequenos até os mais experientes.
  • Bioativos Naturais: Desenvolvido com bioativos de algas que potenciam a fotoproteção contra a radiação UVB e UVA, além de proteger contra a luz azul.
  • Proteção de amplo espectro: Além de protegerem contra a radiação UBV, os protetores solares da KHOR têm elevada proteção contra a UVA e a luz azul.
  • Efeito antioxidante e antienvelhecimento: Garantindo proteção adicional contra o envelhecimento precoce da pele e câncer;
  • Hidratação Profunda: Enriquecido com aloe vera, calêndula e camomila, prevenindo o ressecamento pós-sol.
  • Amigo dos Corais: Formulação Reef Safe para preservar os ecossistemas marinhos.
  • Livre de Toxinas: Sem parabenos, ftalatos, silicones, fragrâncias ou corantes sintéticos.
  • Compromisso Ético: Certificado Cruelty-free & Vegan pela PETA e IBD, sem testes em animais ou ingredientes de origem animal.
  • Sustentabilidade em Foco: Embalagem com logística reversa e reciclagem pela EuReciclo, minimizando nosso impacto ambiental.

Faça a escolha certa para sua pele e o planeta. Experimente o Protetor Solar Natural KHOR hoje mesmo!

One thought on “Protetor Solar: O guia completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *