Certificações, Proteção Solar

Protetor Solar Orgânico ou Filtro Solar Orgânico? Entenda a diferença!

Com tantas opções no mercado, muitas vezes ficamos confusos com a finalidade de cada produto, não é mesmo? E se tratando de protetor solar orgânico o tema não é de simples entendimento! Mas nós da KHOR iremos tirar todas suas dúvidas!

A controvérsia por trás da palavra orgânico

A palavra orgânico no Brasil é conectada a produtos produzidos por métodos sustentáveis que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente. É um sinônimo de biológico.

No entanto, na química o cenário é bem diferente…. Quando a química orgânica foi proposta em 1777 ela realmente estudava os compostos extraídos dos organismos vivos.

Com a produção sintética dos primeiros compostos orgânicos no séc. XIX, este ramo da química passou a referir-se aos compostos orgânicos como sendo qualquer composto que contenha carbono na sua composição, seja ele natural ou sintético.

Protetor solar orgânico ou filtro solar orgânico? Qual escolher?

Quando um protetor solar contém na sua composição filtros solares orgânicos estes dificilmente são compostos naturais e orgânicos (no sentido de biológicos). Os filtros orgânicos mais utilizados na produção de protetores solares são oxibenzona, octinoxato, homosalato, octisalato, octocrileno e avobenzona.

Todos estes filtros são, na realidade, filtros sintéticos que penetram na pele e estão atualmente envolvidos em diversas polémicas quanto à sua segurança para a saúde humana além de estarem associados a problemas como reações alérgicas, desregulação hormonal, toxicidade, etc.

Por outro lado, quando falamos de protetores solares orgânicos, estamos falando de protetores solares produzidos com ingredientes naturais e que contém filtros solares físicos (p. e. óxido de zinco e dióxido de titânio) que refletem a radiação ultravioleta e não são absorvidos pela pele. Alguns poderão também conter bioativos naturais que potenciam a fotoproteção.

Como saber se o protetor solar é realmente orgânico?

A melhor forma do consumidor garantir que está adquirindo um protetor solar orgânico (no sentido de biológico) é através dos selos de certificação presentes nas embalagens. São estes selos, emitidos pelas empresas certificadoras, que garantem ao consumidor que não foram usados produtos sintéticos na composição do protetor solar e protegem o consumidor de nomenclaturas estranhas e confusas que a maioria não conhece.

Protetores Solares KHOR

Os protetores solares da KHOR são 100% livre de filtros solares químicos (como benzofenona, oxibenzona, avobenzona, homosalato, octinoxato, octocrileno, etc.) e não contém compostos nocivos como parabenos, petrolatos, silicones, ftalatos, fragrâncias sintéticas, corantes sintéticos, ingredientes trangênicos.

Ricos em extratos de algas que potenciam a fotoproteção, eles conferem um poderoso efeito antioxidante e pró-envelhecimento auxiliando na prevenção de rugas ocasionadas pelas radiações solares. Contém aloé vera, calêndula e camomila que hidratam e acalmam a pele, evitando o ressecamento excessivo após a exposição solar.

Além disso, os protetores solares da KHOR são os primeiros protetores solares com certificação orgânica pelo IBD o que garante a segurança do consumidor.

KHOR – aMar de volta

www.khorcosmetics.com

#khor #protetorsolar #protetorsolarnatural #ibd #protetorsolarsustentavel #protetorsolarorganico #belezasustentavel #certificacaoibd #peta #cosmeticosnaturais #cosmeticosveganos #cosmeticossustentaveis #cosmeticosorganicos #sustentabilidade #meioambiente #crueltyfree #belezanatural #skincare #slowbeauty #cleanbeauty #fps #reefsafe #recifescorais

2 thoughts on “Protetor Solar Orgânico ou Filtro Solar Orgânico? Entenda a diferença!

  1. Helenita Muniz disse:

    Como uma concentração tão baixa poderá proteger a pele?
    Principalmente quem tem melasma ?
    Porque não tem com cor?

    1. Khor disse:

      Oi Helenita! Tudo bem?

      O FPS 30 é o fator de proteção solar recomendado pelos dermatologistas, então está completamente de acordo com o desejado.
      O FPS 15 absorve 93,3% da radiação UVB com FP-UVA 8 (considerado alto) e o FPS 30 absorve 96,7% da radiação UVB com FP-UVA 16 (considerado muito alto). Em relação ao FPS 50, ele absorve 98,3% da radiação, ou seja, pouco mais do que o FPS 30. e quanto mais aumentamos o FPS menor é esse aumento em absorção da radiação.
      Por essa razão, na Europa não é permitido usar no rótulo FPS superior a 50 pois dá uma falsa sensação de mais proteção.

      As recomendações da KHOR são sempre
      – passar a quantidade correta de produto
      – repassar o produto para manter a fotoproteção. Recomendamos repassar a cada 2h e ir ajustando conforme necessário, de acordo com a intensidade de exposição, o seu fototipo e o seu comportamento. Este é o passo mais importante na fotoproteção!

      Em relação ao protetor não ter cor, entendemos que esse é um benefício do produto, principalmente para quem tem melasma, no entanto, limita a utilização por outros consumidores.
      Estamos desenvolvendo novas fórmulas mais específicas para as pessoas com melasmas. As que temos atualmente são mais genéricas e se adequam a qualquer pessoa.

      Qualquer dúvida seguimos à disposição!

      A equipe KHOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *